Conceitos

• TI Verde
A TI provoca impactos no meio ambiente seja pela demanda dos recursos utilizados na fabricação dos equipamentos ou pela energia consumida durante sua utilização, como também pelo descarte destes equipamentos ao final de sua vida útil.
O conceito TI Verde tem por objetivo aplicar os três R's, siglas de seus pilares de sustentação:
1) Racionalizar: otimizar o emprego dos recursos tecnológicos, energéticos e financeiros às necessidades do usuário;
2) Reutilizar: prolongar a vida útil dos equipamentos e suas peças, visando diminuir o consumo de recursos naturais empregados na fabricação de novos equipamentos;
3) Reciclar: diminuir o impacto ambiental do descarte no meio ambiente através do reprocessamento dos elementos e reinseri-los no seu próprio processo produtivo;

• Logística Reversa
Logística Reversa, como o próprio nome sugere, se designa a reverter o processo logístico. Como todos sabemos a logística de uma maneira geral tem por objetivo fazer com que os produtos cheguem aos seus consumidores finais. Portanto, a Logística Reversa cumpre o papel de fazer com que os produtos retornem à indústria. Este processo pode ser dividido em duas categorias:

1. Logística Reversa de Pós Venda. Sua finalidade é retornar ao vendedor ou fabricante os produtos defeituosos ou que por qualquer outro motivo não tenham sido utilizados pelo consumidor. Esta categoria é bastante difundida entre a população.
2. Logística Reversa de Pós Consumo. Atua no retorno dos produtos já consumidos e sem serventia ao seu fabricante. O seu intuito é reciclar os materiais presentes em sua composição e reinseri-los na cadeia produtiva de novos produtos. Com isso, há uma grande diminuição dos impactos ambientais causados não somente pelo descarte do lixo, como as extrações de recursos naturais utilizados como matéria prima.

• Responsabilidade Socioambiental Corporativa
Responsabilidade socioambiental pode ser conceituada como o conjunto de ações capazes de promover o desenvolvimento em comprometimento com os interesses sociais e ambientais no contexto em que a empresa está inserida. Traduz-se numa postura ética e permanente das empresas perante o mercado e a sociedade de uma forma geral.
Muito mais do que ações sociais e filantrópicas, a responsabilidade social deve ser o pressuposto e a base da atividade empresarial e do consumo. Engloba a preocupação e o compromisso com os impactos causados aos consumidores, ao ambiente e aos próprios funcionários e, ainda, a transparência nas relações com os envolvidos nas suas atividades.

• Lixo eletrônico
Lixo eletrônico é o termo dado aos resíduos resultantes da rápida obsolescência de equipamentos eletrônicos de uma forma geral.
Tais resíduos, quando descartados em lixões, constituem-se num sério risco para o meio ambiente, pois possuem em sua composição metais pesados altamente tóxicos, tais como mercúrio, cádmio, berílio e chumbo. Em contato com o solo estes produtos contaminam o lençol freático e, se queimados, poluem o ar. Além disso, podem causar doenças graves não só a quem os manipula diretamente, mas também a quem for exposto à sua poluição